Antes da Coisa Toda Começar


Petrobras                        
Apresenta, Patrocina e Realiza:                           

Antes da Coisa Toda Começar – direção de Paulo de Moraes
com a Armazém Companhia de Teatro 


Estreou nacionalmente dia 20 de outubro de 2010, às 20h, no Teatro III do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB-RJ) Antes da Coisa Toda Começar, direção de Paulo de Moraes, 19º espetáculo em 22 anos de trabalho do premiado Armazém Companhia de Teatro, do Rio de Janeiro. Texto inédito de Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes – que dividiram já nove espetáculos desde 1995, incluindo o premiado Inveja dos Anjos, de 2008 –, Antes da Coisa Toda Começar põe no centro da cena a história do espectro de um ator. Solitário e enclausurado em si mesmo, ele vive de suas próprias memórias, passa o tempo revisitando suas lembranças. Para se entreter na solidão, começa a materializar suas lembranças, corporificando a memória. A temporada vai até 9 de janeiro de 2011.

Elaborado ao longo de nove meses, com patrocínio da Petrobras, depois de intenso processo de pesquisa, Antes da Coisa Toda Começar alia humor cáustico a doses impactantes de boa música. Pela primeira vez, os atores executam a trilha sonora surgindo assim, em plena cena, acordeom, bateria, baixo, violão, teclado e afinação de sobra, sob a direção musical de Ricco Viana. A música se revela como ambientação para as sensações das personagens e o rock’n’roll surge como trilha para os sentimentos solitários, aqueles mais íntimos e melancólicos, e para os sentimentos coletivos, aqueles mais festivos e contagiantes. A realização é do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-RJ).

“Quando encerramos a temporada de Inveja dos Anjos, paramos para pensar sobre o que gostaríamos de dizer num novo espetáculo.  Antes da Coisa Toda Começar surgiu da vontade de abordar a arte e a criação, de evocar as primeiras sensações que um artista vivencia, de falar sobre o momento em que a gente se acredita sem limites, imortal, capaz de tudo”, pontua Paulo de Moraes. “Constatamos que estávamos querendo falar de alguma maneira da angústia da criação, uma reflexão sobre a vida do ponto de vista de quem faz arte, algo que nos põe num êxtase compartilhado com o outro, mas que nos mergulha em vários tipos de solidão”, completa Maurício Arruda Mendonça.

Personagens trafegam entre passado, presente e futuro:

 Em Antes da Coisa Toda Começar os limites do tempo são praticamente eliminados. As personagens trafegam entre o passado, o presente e o futuro com desenvoltura e lucidez. A montagem, com direção de Paulo de Moraes, propõe uma estrutura fragmentária de narrativa cênica. Uma estrutura que dialoga diretamente com os caminhos mais inovadores da arte contemporânea. Uma linguagem que parte do princípio de que para se entender a complexidade do mundo atual, cada vez mais saturado e fragmentário, tornam-se necessárias novas estruturas narrativas que retratem essa fragmentação.

Uma das principais marcas do Armazém Companhia de Teatro, a cenografia e a ocupação do espaço cênico ganham protagonismo em Antes da Coisa Toda Começar. Atores surgem através de portas frontais e laterais, paredes se movem, criando enquadramentos inesperados e a banda de rock – que vez por outra os atores formam para a execução da trilha sonora – ocupa plataformas suspensas a 2 metros do solo. “É uma montagem toda muito sensorial e abstrata. É um espetáculo para a gente se reconhecer”, diz Paulo de Moraes. Antes da Coisa Toda Começar pode ser considerado uma espécie de auto-biografia dos 22 anos de trajetória do Armazém Companhia de Teatro. O espetáculo sintetiza a estética desenvolvida pela companhia e pelo diretor Paulo de Moraes e, acima de tudo, realiza um mergulho nas engrenagens que sustentam a magia da arte teatral. Propõe uma reflexão sobre o teatro como caixa espelhada onde os reflexos humanos se multiplicam.    

Sobre o espetáculo:

Quando principia Antes da Coisa Toda Começar o espectro de um ator (interpretado por Ricardo Martins) começa a materializar suas lembranças corporificando a memória. Dessa corporificação, surgem três personagens que espelham as facetas de seu eu. São três personagens que enfrentam impasses decisivos diante da vida. Téo (Thales Coutinho) é um ator em crise que começa a se questionar sobre o sentido de seu ofício. Zoé (Patrícia Selonk) é uma jovem que avança sem amarras sobre as belezas e abismos da paixão.  Léa (Simone Mazzer) é uma cantora que tenta se recuperar de uma tentativa de suicídio mal sucedida. Três personagens atravessando processos distintos, entre os impasses da vida e os impasses da morte, seguindo na tentativa de não se acomodarem diante das regras do mundo.

As três histórias correm paralelas, de maneira independente. São narrativas que não estabelecem conexões objetivas entre si. As conexões são todas realizadas no campo da subjetividade. Ao espectador é reservado o papel de desenvolver essas conexões pelos estímulos sensoriais que a montagem oferece. A platéia se vê diante de verdadeiras epifanias a serem decifradas como alegorias da vida.

Nos últimos anos, o Armazém dedicou-se a bem-sucedidas montagens de dois autores geniais do século XX, Bertolt Brecht (Mãe Coragem e seus Filhos) e Nelson Rodrigues (Toda Nudez será Castigada). Após estas realizações, a companhia retomou o caminho da dramaturgia própria com Inveja dos Anjos, que conquistou o Prêmio Shell de Melhor Texto (Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes) e Melhor Atriz (Patrícia Selonk).


Ficha técnica:

 ANTES DA COISA TODA COMEÇAR

Montagem do Armazém Companhia de Teatro
Direção: Paulo de Moraes

Dramaturgia: Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes

Direção Musical: Ricco Viana

Cenografia: Paulo de Moraes e Carla Berri

Iluminação: Maneco Quinderé

Figurinos: Rita Murtinho

Projeções de Vídeo: Rico e Renato Vilarouca

Preparação Corporal: Ana Beviláqua

Preparação Vocal: Simone Mazzer

Programação Visual: Alexandre de Castro

Fotografias: Marcelo Faustini

Produção Executiva: Flávia Menezes

Produção: Armazém Companhia de Teatro 

Elenco:
Patrícia Selonk

Thales Coutinho

Simone Mazzer

Ricardo Martins

Marcelo Guerra

Simone Vianna

Verônica Rocha

Fonte:  Assessoria de Imprensa da Armazém Companhia de Teatro.

Contatos: Mônica Riani 21 9345-0351 | 2235.5575
Fernanda Guedes 21 9794-8872


                                                                                        

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