Talento feminino

Arlette Pinheiro Esteves da Silva, nascida em 1929, perto do bairro de Cascadura, subúrbio do Rio, filha de dona de casa e de um operário. Iniciou sua carreira em 1950, quando ingressou no corpo de funcionários de uma rádio, onde fazia tele-novelas, seu primeiro contato com teatro foi com um grupo de teatro amador, formado por universitários da URFJ.

 Arlette adotou o nome artístico de Fernanda Montenegro, iniciou sua carreira no teatro, verdadeiramente, na peça “Alegres Canções nas Montanhas”, ao lado de Fernando Torres, que mais tarde casaram, da união nasceram a também atriz Fernanda Torres e o cenógrafo, programador visual e agora diretor de cinema, Cláudio Torres.

Na década de 50, Fernanda tem seu primeiro contato com a televisão, no cinema estreou em 1964, atuando no filme “A felicidade”, uma adaptação de Leon Hirzman, da obra de Nelson Rodrigues, outra atuação de destaque foi no filme “Eles não usam Blach Tei” (1980).

O teatro sempre foi sua grande paixão, começou a ganhar destaque no cenário nacional e internacional, em 1982 foi premiada pelo prêmio Moliére especial e de melhor atriz por sua atuação em “As Lagrimas Amargas de Petra Van Kant”. Fernanda não parou de ganhar premiações, durante a ditadura militar; junto a seu marido foram alvos por partes de grupos paramilitares.
 Em 1963 foi contratada pela TV Rio (TV Globo), atuando nas novelas “Pouco amor não é amor” e “A morta sem espelho”, ambas de Nelson Rodrigues, sua carreira na TV deslanchava, viveu muitos personagens e passou pela TV Tupi e TV Excelsior. 

Atuou em diversas produções cinematográficas, como no “Auto da Compadecida” vivendo Maria a mãe de Jesus. Em 1999, por sua atuação no filme “Central do Brasil” de Walter Salles, foi indicada ao Oscar de melhor atriz, rendendo também outras premiações. Atualmente Fernanda integra o elenco da trama das oito da rede globo “Passione”, onde vive a personagem Bete Gouveia.

Arlette Pinheiro Esteves da Silva (Fernanda Montenegro), a maior dama de todos os tempos do Teatro, Cinema e TV. 
                                                                                        

                      (Cena do filme Central do Brasil)

                                                                                 

Por: Makcion Müller.
Fonte: Site oficial de Fernanda Montenegro.
Fotos: Site oficial de Fernanda Montenegro.
Vídeo: You Tube.

0 comentários:

Postar um comentário